sábado, 5 de junho de 2010

Amalfi

Um lugarejo muuuiiiitttto charmoso!!! É uma cidadezinha pequenininha, com pouquíssima área plana. Poucas pessoas moram na parte plana, que é também o centro da cidade, e quem mora alí não mora muito bem, pois não há espaço para um quintal decente. A única vantagem é.... não vejo nenhuma: não há mercado, no sentido tradicional, há uma feira que acontece lá para cima, seguindo pelo calçadão principal. Por ali há uma padaria que faz um pão delicioso, mas que devido ao toicinho deve fazer mal à saúde, e também, no calçadão principal, novamente, há uma confeitaria de-li-ci-o-sa (não a confeitaria, os doces!). Também há uma sorveteria com uns sorvetes deliciosos (delicioso, aliás, é um adjetivo muito repetido no que toca à comida na Itália). Minha família mora na encosta, como 90 % da população (uma escada de 245 degraus levava à casa. Ou seja, um passeio rendia um exercício de 490 degraus!), o que foi muito útil. Permitiu-me manter um peso razoável, apesar do excesso de comida (deliciosa) a que fui submetida. O fato de morarem no alto, em um terreno em declive, no entanto, não os impede de plantar: havia limões (que estavam verdes, mas que maduros ficam do tamanho de um melão pequeno), laranjas (todo dia eu tomava um copo de suco de laranja recém-arrancada), couve-flor, brócolis, tangerina, alface, escarola, ameixa e otras cositas mas.
A Grotta dello smeraldo é um pouco decepcionante: eu achava, pela fotografia que vi num livro, que ela era maior (o guia disse que o passeio durava 15 minutos; eu digo que eram 5 min. para entrar no barco, 5 para fazer o passeio e 5 para sair do barco). Aliás, a Grotta dello smeraldo registra o primeiro parto subaquático da história: o de nossa senhora. Há um presépio subaquático com Maria, José e Jesus. E ninguém mais, porque animais não gostam de água e os três reis magos, oriundos do deserto, nunca tiveram oportunidade de aprender a nadar.
Dia 1º de janeiro houve uma festa muito bacana na escadaria da catedral (aliás, durante a semana cobram 2 euro de entrada, mesmo que você só queira rezar!). Um grupo formado por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos, cantavam músicas napolitanas, tocavam músicas com instrumentos que eu nuca vira antes, mas que produziam uma música muito bela e emocionante.
E não posso deixar de falar da festa da Befana!! Um acontecimento!! Imagino que, embora a lenda a ligue a Jesus(ela teria sido a mulher que negou um quarto a Maria na noite do nascimento de Jesus e que depois se arrependeu!), o caráter da festa seja mais ligado ao das festas anteriores a Cristo, afinal, havia o desfile dos produtos da região, mas, ao mesmo tempo, havia os três reis magos, que eram cidadãos locais pintados de carvão para parecerem mais escurinhos... Diga-se de passagem, o ÚNICO homem bonito que vi(bonitinho, na verdade) na Itália foi um desses, mas não era um dos reis magos, era um puxador de jumento, muito p*** por estar ali, de vestido, pintado e puxando jumento... As crianças são bonitinhas, vestidinhas de anjo ou agricultor...

No próximo post veremos que nem só de Amalfi é feita a província de Salerno!

p.s.: havia um açougueiro bonito, mas eu tremo só de pensar em namorar com alguém que pode me matar e sumir com o corpo facilmente!!

Nenhum comentário: